O que é?
Manometria esofágica é o exame que mede a força e a função dos músculos do esôfago, órgão que trabalha para conduzir e empurrar a comida e líquidos da boca para o estômago. É um exame que tem por finalidade avaliar as pressões dentro do esôfago e a atividade muscular das três diferentes partes funcionais do esôfago (esfíncter inferior, corpo e esfíncter superior), durante a deglutição e nos períodos de repouso.
Preparo
Para a realização do exame o paciente deve vir em jejum de 6 a 8 horas prévias ao horário do agendamento do exame. O paciente não pode ter sido submetido a sedação nas 6 horas que antecedem o procedimento pois as medicações sedativas prejudicam a análise do exame. Algumas medicações que podem alterar o funcionamento normal do esôfago devem ser interrompidas no mínimo 48 horas antes do exame.
Procedimento
A manometria esofágica é realizada com o paciente acordado, pois é necessária sua colaboração ativa. Por isso, é utilizado somente anestesia local na narina onde a sonda é introduzida. A sonda é passada através da narina anestesiada, passando pela parte posterior da garganta e descendo pelo esôfago, sendo engolido normalmente.
Com a sonda posicionada dentro do esôfago, o paciente ficará deitado. Depois de um curto descanso para permitir que as pressões esofágicas se equilibrem, quando o paciente estiver habituado à presença da sonda, o exame começará.
Riscos
Se você irá realizar esse exame, primeiro de tudo saiba que ele é considerado muito seguro. Apesar de ser um pouco desconfortável, o procedimento não é doloroso, porque a narina, através do qual o tubo é inserido, é anestesiada.
Recuperação
Após o término do exame, o paciente poderá se alimentar, dirigir, trabalhar, enfim, levar sua vida normalmente.
Fonte: SBMDN
Conheça a nossa equipe de profissionais.