O que é?
O exame de monitorização do pH é um procedimento utilizado para avaliar a doença do refluxo gastroesofágico ou para se determinar a eficácia de tratamentos que impedem o refluxo ácido. Este exame avalia informações sobre o pH esofágico durante o período de monitorização, geralmente próximo de 24 horas. De uma forma geral, mede-se a quantidade de ácido refluído do estômago para o esôfago.
Preparo
Para a realização deste exame o paciente deve parar os medicamentos usados para tratar o refluxo e para tratar problemas do estômago caso faça uso, a menos que seu médico oriente ao contrário. Alguns medicamentos devem ser interrompidos por 1 semana antes do teste e alguns 2 dias. O paciente deve vir em jejum de 6 a 8 horas prévias ao horário do agendamento do exame.
Procedimento
O exame é feito através de sensores de pH que registram o refluxo de ácido do estômago para o esôfago. O paciente deve tentar realizar suas atividades normais durante o dia, incluindo as que podem desencadear os seus sintomas. Refeições regulares devem ser consumidas durante o teste, a não ingestão regular de alimentos pode prejudicar o resultado do exame. Um cateter plástico ou fio fino é passado por uma das narinas, por trás da garganta até o esôfago, enquanto o paciente engole com ajuda de água.
Durante as 24 horas em que o cateter está no lugar, o paciente vai relatar sobre suas atividades: refeições, períodos de sono e os sintomas são registrados pelo paciente. O que ajuda o médico a interpretar os resultados. O paciente retorna na manhã seguinte para a remoção do cateter. Depois que é removido, o gravador é ligado a um computador para que os dados registrados possam ser analisados.
Riscos
Existem muito poucos efeitos secundários da monitorização do pH esofágico. Pode haver um leve desconforto na parte de trás da garganta, enquanto o cateter está no lugar. A grande maioria dos pacientes não tem nenhuma dificuldade para comer, dormir ou realizar suas atividades diárias.
Recuperação
Após a realização do exame e retirada do aparelho, o paciente pode seguir suas atividades normalmente.
Fonte: SBMDN
Conheça a nossa equipe de profissionais.