O que é?
O teste respiratório do hidrogênio expirado é um exame que utiliza a medida do hidrogênio presente na respiração para diagnosticar várias condições clínicas que causam sintomas gastrointestinais. O teste respiratório de hidrogênio para intolerância à lactose é considerado o melhor exame para o diagnóstico dessa patologia pois, além de apresentar boa sensibilidade e especificidade, é um exame não invasivo (sem coleta de sangue). Existem, além da intolerância a lactose, outras condições que causam sintomas gastrointestinais, sendo algumas delas:
Como funciona?
As bactérias do cólon são capazes de digerir os açúcares, carboidratos, como alimentos. Quando isso ocorre, elas convertem um pouco do açúcar em gases, mais comumente hidrogênio, além de outros gases. Parte do hidrogênio é absorvido pela mucosa do cólon para corrente sanguínea e é eliminado através da respiração, onde pode ser medido. Quando uma maior quantidade de açúcar ou carboidrato atinge o cólon, é porque não sofreram digestão e absorção no intestino delgado, portanto uma quantidade maior de gases são formadas no cólon, sendo então mensuradas através do teste de hidrogênio expirado.
Quais as vantagens do teste de hidrogênio expirado
Como é realizado o teste
Essa é a melhor parte do exame, o procedimento é feito de uma maneira muito simples e tranquila, não invasiva, o que possibilita a pacientes com diferentes condições clínicas realizar o procedimento de maneira mais segura. Sendo consolidado como método eficiente, não invasivo, de avaliação das intolerâncias aos carboidratos e supercrescimento bacteriano.
No início do teste o paciente assopra vagarosamente num aparelho portátil. O aparelho mede a concentração inicial (basal) de hidrogênio. Depois, ingere uma pequena quantidade do substrato a ser testado (lactose, frutose, etc., dependendo do objetivo do exame). Amostras adicionais do ar expirado no aparelho são analisados e medido o hidrogênio em intervalos de 20 a 30 minutos por duas a três horas, dependendo do exame a ser realizado.
Durante a realização do exame, são avaliados a presença de sintomas relacionados ao teste específico (in tolerância à lactose, frutose, ou supercrescimento bacteriano).
Fonte: The North American Consensus.
Conheça a nossa equipe de profissionais.