Existem inúmeros métodos endoscópicos para o tratamento a obesidade. Há muitos anos a endoscopia deixou de ter papel puramente diagnóstico e passou a participar ativamente no tratamento dos pacientes operados e mesmo como terapia primária para tratamento de tumores, obesidade e outras doenças.
A obesidade é uma doença crônica, incurável, multifatorial e genética. O trato gastrointestinal está envolvido na normalização do balanço energético de várias maneiras e atualmente existe um grande número de pesquisas associando métodos endoscópicos tanto no tratamento da obesidade como em doenças metabólicas como o diabetes tipo 2.
A terapêutica endoscópica, ou endoscopia bariátrica, tem um papel importante no tratamento da obesidade, como terapia coadjuvante ao tratamento clínico e ainda como tratamento das complicações cirúrgicas.
Procedimentos endoscópicos devem se basear em fatores como segurança, eficácia, durabilidade, reversibilidade, capacidade repetir o procedimento e o quanto poderá alterar a anatomia.
Fonte: SBCBM e American Society for Metabolic and Bariatric Surgery
Conheça a nossa equipe de profissionais.